Programas federais de preservação ao patrimônio histórico em Pelotas/RS.

Autores

  • Dary Pretto Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Juliane Conceição Primon Serres Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i34.5900

Palavras-chave:

Patrimônio, Programas de Preservação, Turismo, Cultura

Resumo

Há uma gama de projetos, ações e programas federais de preservação relevantes na história da preservação do patrimônio brasileiro, uma vez que possibilitam maior visibilidade, principalmente, por serem políticas de requalificação, na busca de melhorias das condições econômicas, culturais e sociais. O presente artigo buscou descrever a atuação de programas federais de preservação ao patrimônio histórico em Pelotas/RS, a saber: o Programa Monumenta e o PAC Cidades Históricas. Ambos atuaram na preservação e restauração de imóveis públicos e privados, na elaboração de projetos e ações voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural.

Biografia do Autor

Dary Pretto Neto, Universidade Federal de Pelotas

Possuo graduação em Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Pelotas (2000) , mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas . Professor da Faculdade de Administração e de Turismo , do Departamento de Administração, na Universidade Federal de Pelotas. Tenho experiência na área de Macroeconomia, atuando principalmente em Finanças Públicas e Patrimônio.

Juliane Conceição Primon Serres, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Museologia - Universidad de Granada - Espanha (2010), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). É professora na Universidade Federal de Pelotas - Curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Tem experiência na área de Museologia e História. Pesquisa principalmente no seguintes temas: história da saúde pública, museus e patrimônio, patrimonialização e sofrimento.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Dossiê