Usina do Gasômetro: Patrimônio de Porto Alegre

Autores

  • Luiz Armando Armando Capra Filho Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • Judite Sanson de Bem Universidade La Salle http://orcid.org/0000-0001-5206-5453
  • Margarete Panerai Araujo Universidade LaSalle - UNILASALLE
  • Moisés Waismann Universidade LaSalle - UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.5960

Palavras-chave:

Usina do Gasômetro, Patrimônio, Cultura, Porto Alegre

Resumo

Um dos prédios mais famosos da cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul é conhecido como Usina do Gasômetro, por sediar a Companhia Brasil de Força Elétrica até a década de 1950. Esse prédio após o seu fechamento foi tombado e se transformou em um Centro Cultural. Foi sede de inúmeros projetos artísticos e ambientais. A entrevista organizada pelos professores do Unilasalle do Programa de Memória e Bens Culturais da linha de pesquisa de Memória e Gestão Cultural oferece um panorama desse complexo arquitetônico.

Biografia do Autor

Luiz Armando Armando Capra Filho, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Minicurrículo: mestre em Memória Social e Bens Culturais no Unilasalle. Fiz MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sou pós-graduado em Manifestações e Processos Culturais pela Universidade Feevale e em História Contemporânea pelo Unilasalle. Licenciei em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Gestor da Usina do Gazômetro.

Judite Sanson de Bem, Universidade La Salle

Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doc. em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano. Economia do Trabalho. Em 2018 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS para realizar seu pós-doc no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Participa, como pesquisador, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).

Margarete Panerai Araujo, Universidade LaSalle - UNILASALLE

É pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutora em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999); e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987). É professora-pesquisadora da Universidade La Salle, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. Avaliadora de projetos da FAPERGS e membro do corpo editorial da Revista Cadernos de Memória e Gestão Cultural e da Revista Acadêmica Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1807-5436). É representante do Conselho Científico de Pesquisa e de Extensão (CCPE) . É representante do Unilasalle no Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre de 2017 até o momento. Participou do projeto de Incubadora de Economia Solidária (PRONIC A- 2011/2012 e PRONIC B ? 2012/2013) financiado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego, através da FINEP - Financiadora de Estudos e Projeto. Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ de Estratégias Regionais. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Cultura, Serviço Social, Pesquisa Social, Comunicação Social , Gestão e Política Públicas. Atuação nos seguintes temas: políticas públicas, gestão pública, cultura, comunicação social, sociologia, metodologias diversas, trabalho, educação e formação, economia criativa, gênero, bem como, áreas correlatas multidisciplinares.

Moisés Waismann, Universidade LaSalle - UNILASALLE

Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as politicas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Entrevistas