Um capítulo da história da imigração reinventada através dos lugares de memória: o caso do Conflito Mucker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i36.7233

Palavras-chave:

Mucker, Lugares de Memória, Imigraç?o Alem?

Resumo

Discute-se o processo de produção de narrativas sobre o conflito Mucker, que ocorreu entre 1868 e 1874, no contexto do processo imigratório germânico no sul do Brasil e, de forma mais particular, na Colônia Alemã de S?o Leopoldo, Rio Grande do Sul. O conflito, de caráter messiânico, teve o protagonismo de sua líder, Jacobina Mentz Maurer, sobre quem recaiu toda a culpa dos fatos e acontecimentos que constituíram o enredo dessa história. A imagem construída e difundida sobre a líder dos Mucker é interpretada, nesse estudo, a partir da identificação e análise dos lugares de memoria, produzidos sobre o episódio, que procuraram contar uma determinada versão dos fatos, a partir da criação e nomeação de monumentos, praças, instituições e logradouros públicos, que contribuíram para a condenação moral dos Mucker, ao mesmo tempo em que celebrava a heroicizaç?o daqueles que lutaram contra os Mucker.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR- FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

Realiza estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É doutor em história (2007) pela mesma Universidade, onde também realizou sua graduação em história (2000) e mestrado em história (2003). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. É, também, coordenador do NIEMI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Identidades, em parceria com universidades do Brasil e do exterior. É, também, coordenador de Área do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes) do Curso de História da FACCAT. Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, educação e formação docente. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul, história dos municípios, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Dossiê