Relatos e reflexões sobre museu e museologia

Autores/as

  • Raimunda Brito de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Bruna da Silva Cardoso Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.7368

Palabras clave:

Museus, Museologia, Curso de História

Resumen

O presente artigo buscou compreender a importância da temática dos museus na concepção de acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína. Para isso, sistematizou ideias, experiências e reflexões obtidas durante a disciplina de Fundamentos da Museologia. O texto também apresenta um breve histórico da instituição museu e estabelece diálogo entre alguns autores e pesquisadores que tratam do tema. A partir da aplicação de um questionário com a temática museológica, discute e reflete sobre os relatos dos estudantes sobre museus e museologia. Além disso, problematiza as principais questões respondidas, sobre o que é e como é constituído um museu, sua importância social e pessoal para quem o visita. Como considerações, destaca que os estudantes do Curso de História, que responderam ao questionário, elaborado durante a disciplina de Fundamentos da Museologia, têm concepções do museu como um lugar que tem o objetivo, sobretudo de preservar o passado. O que pode ter relação com o não acesso desses estudantes às instituições museológicas, considerando a pouca existência de museus, principalmente, na região norte do Tocantins. Para além disso, outro problema que se colocou foi a questão da formação dos estudantes de História, que deveriam minimamente compreender a importância dos museus e sua função na sociedade, o que nos convida a fazer outras investigações. Nesse caminho, acreditamos que a inserção de estudos sobre os museus nos currículos dos cursos de História pode ser uma alternativa possível.

Biografía del autor/a

Raimunda Brito de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História (Bacharelado) e graduanda de História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduanda de Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione.

Bruna da Silva Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História (Licenciatura) e Mestrado em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, no Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, Brasilândia-TO.

Publicado

2020-12-07

Número

Sección

Artigos / Ensaios