Relatos e reflexões sobre museu e museologia

Autores

  • Raimunda Brito de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Bruna da Silva Cardoso Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.7368

Palavras-chave:

Museus, Museologia, Curso de História

Resumo

O presente artigo buscou compreender a importância da temática dos museus na concepção de acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína. Para isso, sistematizou ideias, experiências e reflexões obtidas durante a disciplina de Fundamentos da Museologia. O texto também apresenta um breve histórico da instituição museu e estabelece diálogo entre alguns autores e pesquisadores que tratam do tema. A partir da aplicação de um questionário com a temática museológica, discute e reflete sobre os relatos dos estudantes sobre museus e museologia. Além disso, problematiza as principais questões respondidas, sobre o que é e como é constituído um museu, sua importância social e pessoal para quem o visita. Como considerações, destaca que os estudantes do Curso de História, que responderam ao questionário, elaborado durante a disciplina de Fundamentos da Museologia, têm concepções do museu como um lugar que tem o objetivo, sobretudo de preservar o passado. O que pode ter relação com o não acesso desses estudantes às instituições museológicas, considerando a pouca existência de museus, principalmente, na região norte do Tocantins. Para além disso, outro problema que se colocou foi a questão da formação dos estudantes de História, que deveriam minimamente compreender a importância dos museus e sua função na sociedade, o que nos convida a fazer outras investigações. Nesse caminho, acreditamos que a inserção de estudos sobre os museus nos currículos dos cursos de História pode ser uma alternativa possível.

Biografia do Autor

Raimunda Brito de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História (Bacharelado) e graduanda de História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduanda de Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione.

Bruna da Silva Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História (Licenciatura) e Mestrado em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, no Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, Brasilândia-TO.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos / Ensaios