Ainda fora da sala de aula: mulheres negras no ensino superior

Autores

  • Leticia Laureano dos Santos Universidade La Salle
  • Denise Macedo Ziliotto Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.7610

Palavras-chave:

Docência, Discriminação, Negritude, Universidade

Resumo

As políticas afirmativas como a Lei nº 12.711/2012 – conhecida como lei de cotas - e a presença de mulheres negras no mercado de trabalho podem sugerir que a discriminação de raça e gênero estejam minimizadas. No entanto, as desigualdades sociais e educacionais continuam sendo uma realidade em especial para as mulheres negras. Neste sentido, a presente pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida na perspectiva de estudo de caso, abordando o percurso profissional de docente universitária negra. A entrevistada revela que investir em educação foi uma estratégia utilizada para ultrapassar as barreiras experienciadas e a docência universitária tornou-se objetivo profissional após o ingresso na pós-graduação. Também foram mencionados pela participante os episódios de discriminação racial no ambiente acadêmico e a necessidade constante de demonstrar sua competência nos espaços em que ocupa. A presença enquanto docente negra é ser vista com estranhamento pela sociedade, mas valorizada por colegas e estudantes afrodescendentes, estabelecendo-se como referência para outros/as profissionais e estudantes negros/as. A docente ainda avalia que sua atuação na universidade pode potencializar a reflexão dos estudantes sobre a presença e empoderamento da população negra em diversos contextos sociais.

Biografia do Autor

Leticia Laureano dos Santos, Universidade La Salle

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle

Denise Macedo Ziliotto, Universidade La Salle

Pos Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Docente no PPG de Educação da Universidade La Salle.

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Publicado

07-12-2020

Edição

Seção

Dossiê