O impacto de um programa de preservação do patrimônio de interesse turístico em uma cidade do sul do Brasil

Autores

  • Dary Pretto Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Edar da Silva Añaña Universidade Federal de Pelotas
  • Juliane Conceição Primon Serres Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i38.8383

Palavras-chave:

Patrimônio histórico, turismo, políticas públicas

Resumo

O estudo buscou realizar uma análise econômica do investimento público de um programa de preservação ao patrimônio no turismo em uma cidade do Sul do Brasil. Buscou-se verificar se existem ações previstas voltadas ao turismo, se são geradas receitas e se houve aumento no número de visitas nos prédios históricos. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma revisão sobre o programa Monumenta bem como foi feita uma pesquisa quanti quali que visou realizar uma análise econômica comparativa do impacto do programa Monumenta no turismo. Percebeu-se que além do número de ações voltadas ao turismo, o Monumenta repercutiu no aumento do número de turistas. Este estudo mostrou a necessidade de se desenvolver e aprofundar a temática da análise econômica do patrimônio na cidade de Pelotas, uma vez que a cidade possui um patrimônio histórico com representatividade nacional, cabendo aos gestores públicos preservá-lo, uma vez que a história está materializada no seu patrimônio e este é um investimento rentável.

Biografia do Autor

Dary Pretto Neto, Universidade Federal de Pelotas

Possuo graduação em Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Pelotas (2000) , mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas (2019). Professor da Faculdade de Administração e de Turismo, e coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Pelotas.

Edar da Silva Añaña, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado pela Universidade do Porto (Portugal). Pós-doutorado em Turismo e Hotelaria no PPGTH / UNIVALI e na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal), Professor Associado no Departamento de Administração da Universidade Federal de Pelotas, Professor do Mestrado Acadêmico do FURG e Professor convidado da PPGTH / UNIVALI.

Juliane Conceição Primon Serres, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Professora na Universidade Federal de Pelotas, do Curso de Museologia e do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural

Downloads

Publicado

2021-08-05

Edição

Seção

Artigos / Ensaios