Cidade e sensibilidades urbanas: reflexões sobre informação, memória e patrimônio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i40.8446

Palavras-chave:

Memórias da cidade, informação e memória, sensibilidades urbanas, patrimônio cultural, Porto Alegre

Resumo

Reflete sobre as memórias da cidade construídas na experiência com o lugar. Aborda a cidade e as sensibilidades urbanas que marcam sua história, destacando o papel da informação sobre a cidade na preservação de suas memórias. Metodologicamente, descreve duas experiências de investigação urbana em Porto Alegre desenvolvidas no semestre 2019/2, junto ao curso de graduação em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que foram calcadas na pesquisa por informações sobre a história dos lugares, colaborando para a preservação de suas memórias. As experiências distinguem-se uma da outra pelos tipos de patrimônio pesquisados, pelas memórias que abordam, bem como pelas fontes de informação consultadas. Conclui que, independente das diferenças e semelhanças nas formas de manifestação memorial, a pesquisa e o compartilhamento de informações sobre a cidade é importante para a preservação das suas memórias, pois fortalece e revigora o vínculo dos habitantes com o lugar.

Biografia do Autor

Alisson André Jesus de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA), bacharel em História e estudante de Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lizandra Caon Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM). Bacharel em Biblioteconomia, estudante de Museologia e Professor Substituto do curso de Biblioteconomia (DCI/FABICO/UFRGS). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos / Ensaios