Caminhos rurais de Porto Alegre: potencial turístico e preservação do patrimônio rural

Autores

  • Cinara Isolde Koch Lewinski Museu do Trem de São Leopoldo
  • Rosangela Cristina Ribeiro Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i40.9031

Palavras-chave:

Turismo rural, patrimônio cultural, patrimônio natural, patrimônio rural, caminhos rurais de Porto Alegre

Resumo

O presente artigo traz considerações sobre o turismo rural com ênfase no patrimônio cultural e natural de Porto Alegre. Esta pesquisa foi decorrente da disciplina Museologia e Turismo Cultural, do curso de Bacharelado em Museologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujo objetivo foi analisar aspectos do turismo rural em Porto Alegre, por meio de um estudo sobre o roteiro turístico denominado “Caminhos rurais de Porto Alegre”. Foram abordados os conceitos de turismo rural, e patrimônios cultural, natural e rural, e a metodologia adotada foi concebida como pesquisa bibliográfica e coleta de informações online sobre o “Caminhos Rurais de Porto Alegre”. Neste estudo, se observou que a proposta do roteiro surge a partir da concepção do turismo rural, como uma forma de permitir aos visitantes - dos espaços que compõem o roteiro - experienciar atividades em contato direto com a natureza, legitimar a importância da produção rural e sensibilizá-los para a preservação do patrimônio local. No roteiro são desenvolvidas atividades do turismo rural, através de uma série de iniciativas que envolvem ações distintas neste campo, como, por exemplo, o turismo rural pedagógico, o turismo com produção de produtos agroecológicos, turismo equestre, dentre outros. A atividade turística nas áreas rurais de Porto Alegre representa um estímulo para o desenvolvimento que poderia ser potencializado, através de ações de marketing mais efetivas para o público interno, ou seja, os moradores da própria capital. Também serão apontados alguns aspectos da pesquisa que, ao final, pretendem reconhecer a linha tênue que liga o turismo rural à preservação do patrimônio cultural e natural.

Biografia do Autor

Cinara Isolde Koch Lewinski, Museu do Trem de São Leopoldo

Mestre e graduada em História pela Unisinos. Graduanda em museologia pela UFRGS. Historiógrafa do Museu do Trem de São Leopoldo.

Rosangela Cristina Ribeiro Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduanda em Museologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada e bacharela em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista de pesquisa no Projeto Memorial da FAMED (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos / Ensaios