Patrimônio arquitetônico, técnicas construtivas tradicionais e diversidade cultural: o caso da residência Voges em Itati/RS

Autores

  • José Daniel Craidy Simões
  • Jorge Luís Stocker Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i39.9059

Palavras-chave:

Arquitetura Vernacular, Enxaimel, Patrimônio Arquitetônico, Patrimônio Cultural, Diversidade Cultural

Resumo

Este artigo aborda um exemplar de arquitetura vernacular situado na Antiga Colônia Alemã de Três Forquilhas, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, denominado Residência Voges. O pastor evangélico luterano Karl Leopold Voges (ou Carlos Leopoldo Voges) foi o terceiro pastor protestante a chegar no Brasil e o segundo que se dirigiu ao Rio Grande do Sul e viveu cerca de 67 anos no Brasil, sendo 60 destes na então Colônia de Três Forquilhas. Sua residência foi o local de cultos protestantes por um longo período até a construção do templo luterano, funcionando também como centro comercial e administrativo de toda a Antiga Colônia Alemã de Três Forquilhas. A estrutura originalmente assobradada, foi construída em estrutura de madeira numa manifestação híbrida da tradição construtiva alemã enxaimel/fachwerk com a tradição construtiva luso-brasileira e a cultura afro-brasileira. O esforço de documentação deve-se à iniciativa do núcleo Rio Grande do Sul do ICOMOS Brasil junto a lideranças culturais e políticas locais, com fins de valorização e reconhecimento do acervo regional. A diversidade consolida-se como característica mais marcante desse patrimônio ainda pendente de reconhecimento oficial.

Biografia do Autor

José Daniel Craidy Simões

Doutorando e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR-UFRGS). Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UNISINOS). Especialista em Perícias e Avaliações (PUCRS). Membro do Grupo de Estudos e Documentação em Urbanismo (GEDURB). Integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil, Núcleo RS) e é pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

Downloads

Publicado

2021-11-04

Edição

Seção

Dossiê