Documentando a arquitetura neocolonial na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão: a residência nº 220

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i40.9238

Palavras-chave:

Neocolonial, residência, patrimônio cultural

Resumo

O presente artigo tem por objetivo documentar formas de morar ludovicense da arquitetura moderna, representada na Residência nº220 da Avenida Magalhães de Almeida, exemplo emblemático da arquitetura neocolonial no centro da cidade As construções na linguagem neocolonial começaram a ser construídas a partir da década de 1930 na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, representando um ímpeto de modernização, com um novo modelo de implantação, além uma série de inovações técnicas e construtivas, que a diferenciavam da arquitetura colonial. Neste artigo estudou-se a configuração espacial e evolução com intuito de documentar e demostrar como esse patrimônio cultural vem sendo descaracterizado em decorrência da ausência de políticas públicas voltadas para essa linguagem.

Biografia do Autor

Lúcia Moreira do Nascimento, UEMA/IFMA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa (2020). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico, tecnológico e Superior do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e professor Adjunto I do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de arquitetura :História, patrimônio cultural, saúde, arquitetura moderna e habitação. Faz parte da rede DOCOMOMO Brasil e Internacional e ICOMOS Brasil (documentação).

Grete Soares Pflueger, UEMA

Doutora em urbanismo pelo PROURB-UFRJ, Mestre em Desenvolvimento urbano pelo MDU -UFPE, especialista em metodologia do Ensino superior UEMA. Professora adjunta IV do Curso de arquitetura e urbanismo e do Programa de Pós-graduação em desenvolvimento socioespacial e regional da Universidade Estadual do Maranhão . Na UEMA exerceu cargos de diretora de curso de arquitetura, Pró Reitora de extensão e assessora . Pesquisadora da UEMA , FAPEMA e CNPQ , com ênfase aos seguintes temas: patrimônio histórico, arquitetura moderna, planejamento urbano, formação das cidades( São Luis e Alcântara ). Consultora Fapema, FINEP , Embrapa .

Downloads

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Dossiê