Ruínas, monumentos e patrimônio: relações entre Giovanni Battista Piranesi e Hubert Robert no século XVIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i40.9249

Palavras-chave:

Giovanni Battista Piranesi, Hubert Robert, culto das ruínas, historicidade, patrimônio

Resumo

O presente trabalho procura analisar possíveis relações entre as obras do gravurista italiano Giovanni Battista Piranesi (1720-1778) e do pintor francês Hubert Robert (1733-1808) em um contexto de emergência do “culto das ruínas” na Europa. A relação entre os dois artistas e sua produção auxilia na compreensão sobre como as noções de monumento e patrimônio se relacionaram com o fascínio pelas ruínas do passado, além de exemplificar interpretações eruditas sobre tensões e crises de historicidade que despontaram ao longo do século XVIII. Para exploras essas tensões, são observadas algumas obras como as Antichitá Romane (Antiguidades Romanas) e os Grotteschi (Grotescos), de Piranesi; e Project for the Grande Galerie of the Louvre (Projeto para a Grande Galeria do Louvre) e Imaginary View of the Grande Galerie of the Louvre (Vista imaginária para a Grande Galeria do Louvre) de Robert.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Dossiê