Casas-tipo do Privê Atlântico: um projeto singular no contexto da habitação popular nos anos 1970 em Goiânia

Autores

  • Carolina Vivas da Costa Milagre Universidade Federal de Goiás
  • Eline Maria Mora Pereira Caixeta Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i40.9443

Palavras-chave:

Cidade e memória, arquitetura moderna, projeto de arquitetura, tipologia, Brasil

Resumo

Construído em Goiânia, em 1978, o Privê Atlântico foi projetado como um conjunto de Casas-tipo destinadas a funcionários públicos financiado pela Caixa Econômica de Goiás.O projeto é de autoria dos arquitetos Silas Varizo e Edeni Reis da Silva e destaca-se pela sua qualidade arquitetônica diante do contexto de habitação popular nos anos 1970. No Brasil, esse período foi marcado pela produção principalmente do Banco Nacional de Habitação, que resultou em soluções padronizadas e homogêneas. Contrário a este cenário, as casas do Privê foram concebidas a partir de diferentes tipologias e seguiram os princípios de racionalidade e flexibilidadeadvindos do movimento moderno. Com o passar dos anos, essas casas sofreram modificações que descaracterizaram seu conjunto. Apesar de sua qualidade e singularidade, o projeto ainda não havia sido objeto de estudo por falta de documentação. O objetivo deste artigo é discutir as especificidades das casas do Privê, a partir da apresentação dos documentos originais encontrados, e analisar as principais características e elementos arquitetônicos que tornam seu projeto singular. Desse modo, busca-se resgatar e ressaltar a importância dessas casas para o acervo moderno goianiense e brasileiro.  

Biografia do Autor

Carolina Vivas da Costa Milagre, Universidade Federal de Goiás

Arquiteta e Urbanista. Mestranda em Projeto e Cidade pela Universidade Federal de Goiás na área de Teoria, História e Crítica.

Eline Maria Mora Pereira Caixeta, Universidade Federal de Goiás

Professor Associado da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, atuando na graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Projetos e Municípios da UFG, o qual coordenou entre 2015 e 2017. Coordenador do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo -FAV / UFG (2012-), líder do Grupo de Pesquisa Interfaces de Arquitetura (2009-) e membro do AMA_Centro de Modernização da Arquitetura da Amazônia. Revisor do periódico das revistas: Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente (UFRGN), Estudos: Arte e Tecnologia (PUCGO), Científica: Ciências Humanas e Educação (UNOPAR), Oculum Ensaios (PUCCAMP). 

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Dossiê