Centro de Informação e de Memória da Arqueologia do Rio Grande Do Sul (CIMARS).

Autores

  • Lizete Dias de Oliveira Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO/UFRGS. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação – FABICO/UFRGS.
  • Luciana Oliveira de Brito Departamento de Ciências da Informação – FABICO/UFRGS. Bolsista do Núcleo de Pesquisa Memória, Informação e Suportes – Grupo de Pesquisa Semiótica e Informação – GEPESC.

DOI:

https://doi.org/10.18316/p.%2062-74

Palavras-chave:

Arqueologia, Rio Grande do Sul, Informação, Memória

Resumo

O conhecimento difundido sobre o processo histórico do Rio Grande do Sul, incluindo-se o período “histórico” e o período “pré-histórico”, fundamenta-se em uma estrutura bastante frágil e repleta de lacunas temáticas e cronológicas. Acreditamos que a organização e a difusão da informação produzida pelas pesquisas arqueológicas poderão sanar algumas dessas lacunas. O Centro de Informação e de Memória da Arqueologia do Rio Grande do Sul (CIMARS) tem como objetivo principal facilitar o acesso às informações sobre o processo de constituição da identidade cultural sul-rio-grandense. Para isso, propomos a criação de um banco de dados que centralize as informações em diversos níveis: de sistematização de informações sobre os sítios arqueológicos e sobre as instituições de pesquisa; de História Oral, através de entrevistas com arqueólogos; e de constituição de uma Biblioteca Virtual formada por textos escritos por profissionais sobre a história e a arqueologia no Rio Grande do Sul e da produção de bibliografias. Sem isso, o conhecimento produzido tende a ficar restrito a um grupo e, inevitavelmente, perder-se ante a grande produção de informação característica de nossa época.

Downloads

Edição

Seção

Artigos / Ensaios