PLANTAS NATIVAS DO CERRADO E FITORREMEDIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18316/1044Palavras-chave:
biorremediação, metais tóxicos, vegetaçãoResumo
Algumas atividades desenvolvidas pelo homem possuem a capacidade de liberar contaminantes que são perigosos à saúde humana e a outras formas de vida, como animais e vegetais. Nesse sentido, alguns processos podem remediar situações indesejadas e, caso este processo aconteça por meio de um agente biológico, ele é chamado de biorremediação. A biorremediação que se dá por intermédio da comunidade vegetal é conhecida como fitorremediação e pode ser subclassificada em várias outras categorias. No Brasil, os trabalhos sobre fitorremediação estão principalmente voltados para herbicidas e alguns metais. A capacidade das plantas em remediar estes elementos está relacionada com aspectos fisiológicos que ainda não estão muito bem elucidados e que variam de espécie para espécie. No segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado, as plantas desenvolveram adaptações para um ambiente com solo extremamente pobre em nutrientes, ácido e com altos teores de alumínio. Estudar plantas desse bioma para a fitorremediação é um campo promissor. O objetivo deste trabalho foi o de, através de uma revisão bibliográfica, investigar e relacionar publicações que trataram de plantas nativas do bioma Cerrado e seu potencial fitorremediador. Observou-se que apesar dos poucos trabalhos com plantas nativas do Cerrado enquanto fitorremediadoras, os resultados encontrados nestes trabalhos são positivos, o que ressalta a necessidade de investigar plantas nativas do Cerrado e seu potencial fitorremediador.Downloads
Publicado
2013-07-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.