AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES DE CO, NO, NOx e SO2 PROVENIENTES DA COMBUSTÃO, EM MOTOR MONOCILÍNDRICO, DE MISTURAS DE DIESEL E BIODIESEL DE ÓLEO DE FRITURA

Autores

  • Gilson Rodrigo de Miranda Agência Nacional de Petróleo (ANP)
  • Henrique de Melo Lisboa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Henry França Meier Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Eduardo Morel Hartmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Magnun Maciel Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18316/1180

Palavras-chave:

Gases de Combustão, Diesel, Biodiesel, Poluição Atmosférica

Resumo

O trabalho tem por finalidade determinar a concentração dos gases CO, NO, NOx e SO2 provenientes da combustão de óleo diesel puro (B0), biodiesel de resíduos de óleo de fritura (B100) e suas misturas (B2, B5, B10 e B50). Para tanto, foi utilizado um motor agrícola monocilíndrico, ciclo diesel, quatro tempos e 9 cavalos vapor (cv) de potência máxima, à 2000 rpm (marca Tobata, modelo TR 9). A alimentação do motor foi realizada com diferentes misturas de diesel e biodiesel (B0, B2, B5, B10, B50 e B100). As análises foram realizadas diretamente do sistema de exaustão do motor, sem filtro catalisador, com dois analisadores de gases de combustão. O tempo total de análise para cada mistura foi de 15 minutos, com intervalos de 3 minutos entre cada leitura. Os resultados demonstram uma diminuição na concentração de CO e SO2 e aumento de NO e NOx devido à adição de biodiesel ao diesel.

Biografia do Autor

Gilson Rodrigo de Miranda, Agência Nacional de Petróleo (ANP)

Possui bacharelado em Química (2003) e Química Tecnológica (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre (2006) e Doutor (2011) em Engenharia Ambiental pela UFSC. Tem experiência na área de Química - com ênfase Química Analítica - e em Engenharia Ambiental - com ênfase em Poluição Atmosférica. Atua principalmente nos seguintes temas: análises instrumentais, amostragem e análises ambientais, emissões veiculares e aditivação em óleo diesel. Atualmente é Especialista em Regulação de Petróleo na ANP.

Henrique de Melo Lisboa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), especialização em Hidrologia pela Escuela de Hidrologia de Madrid (1981), mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Chimie de La Pollution Atmosphérique et Phisique de l'Environnment pela Universite de Paris VII (DEA - 1993), e doutorado em Poluição Atmosférica pela Université de Pau Et Des Pays de L'Adour/ Ecole Des Mines D'alès (1996). Foi professor visitante da Universidade de Santiago (Chile), em 2006 e professor visitante da Ecole Polytechinque de Montreal, entre abril e dezembro de 2007, quando em estágio de formação pós-doutoral. Foi professor visitante na Universidade de Havana por 3 semanas, em 2012. Atualmente é professor Associado 4, da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenando o Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr) e o curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Qualidade do Ar e hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: odores, compostos orgânicos voláteis, poluição atmosférica, olfatometria, tratamento, dispersão, amostragem e análise de gases, vapores e material particulado. No momento encontra-se em estágio de pós-doutoramento na University of New South Wales - UNSW, Sydney (Australia), junto ao Odour Laboratory da School of Civil and Environmental Engineering.

Henry França Meier, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduação em Eng. Química pela FURB (1986). Mestrado e doutorado em Eng. Química pela UNICAMP (1990 e 1998). Professor do Departamento de Eng. Química (FURB) e atua como membro permanente do Programa de Mestrado em Eng. Química (FURB), e colabora com os programas de mestrado e doutorado da UNICAMP e da UFSC. Tem experiência na área de desenvolvimento de processos atuando nos temas: modelagem matemática, simulação de processos, fluidodinâmica computacional, refino de petróleo e desenvolvimento de processos para produção de biocombustíveis. Vêm desenvolvendo trabalhos de desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos nas áreas de produção de cimento e materiais argilo-minerais, refino de petróleo, biocombustíveis e de energia.

Eduardo Morel Hartmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). É pesquisador do Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (LabCET/EMC/UFSC)

Magnun Maciel Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (2007) e mestrado em Engenharia Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como engenheiro na companhia Odotech Inc. (Canadá). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Poluição do Ar, atuando principalmente nos seguintes temas: olfatometria, avaliação de impacto ambiental de emissões odorantes, compostos orgânicos voláteis, modelagem de dispersão atmosférica, controle da poluição atmosférica e regulação de emissões odorantes.

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Publicado

2014-01-10

Edição

Seção

Artigos