APLICAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL DE QUALIDADE DE ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.18316/1292Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Índices de Qualidade de Aterro, Ferramenta de gestão ambientalResumo
O aumento populacional, a melhoria do poder aquisitivo e os novos hábitos de consumo têm provocado um crescimento expressivo na quantidade de resíduos sólidos, o que evidencia maior preocupação com a disposição desses resíduos. Aproximadamente 65% dos municípios brasileiros fazem uso de unidades de destinação inadequada de resíduos, encaminhando-os para lixões e aterros controlados. Atualmente o aterro sanitário é a alternativa adequada para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, mas as etapas de implantação e operação devem ser bem planejadas e executadas tornando o método eficiente. O presente estudo aborda a aplicação do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos - IQA no aterro sanitário de Palmas-TO com o objetivo de realizar a verificação da atual situação da disposição final dos resíduos sólidos urbanos no município. A metodologia utilizada valeu-se da aplicação das planilhas que compõem o método do índice, permitindo-se assim classificar a qualidade do aterro seguindo uma pontuação que pode enquadrá-los em situação adequada, controlada ou inadequada. Os dados foram obtidos por meio de visita “in loco”, aplicação de questionário ao responsável técnico pelo empreendimento e consulta aos documentos e estudos que existem do aterro sanitário. Como resultado, verificou-se que o local encontra-se em situação em grande parte favorável, porém que exige cuidados e investimentos que garantam a melhoria no sistema de disposição final utilizado, classificando-o em condições controladas.Downloads
Publicado
2014-01-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.