APLICAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL DE QUALIDADE DE ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Autores

  • thaysi castro coelho Universidade Federal do Tocantins
  • Juan Carlos Valdés Serra Universidade Federal do Tocantins
  • Adriano Barreira Andrade Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18316/1292

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Índices de Qualidade de Aterro, Ferramenta de gestão ambiental

Resumo

O aumento populacional, a melhoria do poder aquisitivo e os novos hábitos de consumo têm provocado um crescimento expressivo na quantidade de resíduos sólidos, o que evidencia maior preocupação com a disposição desses resíduos. Aproximadamente 65% dos municípios brasileiros fazem uso de unidades de destinação inadequada de resíduos, encaminhando-os para lixões e aterros controlados. Atualmente o aterro sanitário é a alternativa adequada para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, mas as etapas de implantação e operação devem ser bem planejadas e executadas tornando o método eficiente. O presente estudo aborda a aplicação do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos - IQA no aterro sanitário de Palmas-TO com o objetivo de realizar a verificação da atual situação da disposição final dos resíduos sólidos urbanos no município. A metodologia utilizada valeu-se da aplicação das planilhas que compõem o método do índice, permitindo-se assim classificar a qualidade do aterro seguindo uma pontuação que pode enquadrá-los em situação adequada, controlada ou inadequada. Os dados foram obtidos por meio de visita “in loco”, aplicação de questionário ao responsável técnico pelo empreendimento e consulta aos documentos e estudos que existem do aterro sanitário. Como resultado, verificou-se que o local encontra-se em situação em grande parte favorável, porém que exige cuidados e investimentos que garantam a melhoria no sistema de disposição final utilizado, classificando-o em condições controladas.

Biografia do Autor

thaysi castro coelho, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins, onde se formou no ano de 2011, em 2012 conclui na Universidade Federal de Goiás a especialização em tratamento e disposição final de resíduos sólidos e líquidos, e a atualmente desenvolve na Universidade Federal do Tocantins o mestrado profissionalizante em engenharia ambiental.

Juan Carlos Valdés Serra, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Engenharia Mecânica pela "Universidad de Oriente. Santiago de Cuba-CUBA&quot, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, Professor do curso de engenharia ambiental da Universidade Federal do Tocantins

Adriano Barreira Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Contador formado pela Faculdade Católica do Tocantins, Especialista em Gestão pública pela UFT e professor da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2014-01-10

Edição

Seção

Artigos