FUNGOS ASSOCIADOS ÀS FLORES E FRUTOS DA NOGUEIRA-PECÃ (Carya illinoinensis)
DOI:
https://doi.org/10.18316/1384Palavras-chave:
Sementes florestais, patógenos, epidemiologiaResumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar e determinar a incidência os fungos associados ao sistema reprodutivo, flores e sementes, de nogueira-pecã, bem como testar a eficiência da assepsia em sementes. Este conhecimento é de suma importância para uma boa realização das práticas culturais e conservação dos frutos. Para análise, foram coletadas flores e amêndoas em pomares de Santa Maria e de Anta Gorda – (RS), durante os meses de setembro de 2010 a julho de 2011. O material foi analisado através de testes de sanidade pelo método de papel filtro, comparando a incidência fúngica presente nas flores dos dois locais, e nas amêndoas comparando a eficiência da assepsia. Observou-se alta incidência de Alternaria sp. nas flores femininas coletadas em Santa Maria e Anta Gorda e em flores masculinas de Anta Gorda. Incidência elevada de Fusarium sp. e Penicillium sp. foi observada em flores femininas e masculinas de ambas procedências. Cladosporium sp. esteve presente em flores femininas de Santa Maria e flores masculinas de Anta Gorda. Nas sementes (amêndoas) os fungos que ocorreram associados foram: Ceplalosporium sp., Colletotrichum sp., Fusarium sp., Penicillium sp. e Verticillium sp., sendo que não houve redução estatisticamente significativa de sua incidência com a realização da assepsia das sementes, exceto para Ceplalosporium sp. Fungos potencialmente patogênicos, tais como Fusarium sp., Pestalotiopsis sp., Alternaria sp., Cladosporium sp. e Colletotrichum sp., foram identificados tanto em flores quanto em frutos de nogueira-pecã representando riscos às mudas no caso de sua transmissão via semente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.