AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DO EFLUENTE DA PRODUÇÃO DE PAPEL
DOI:
https://doi.org/10.18316/1415Palavras-chave:
Aproveitamento. Residuos. Hidrólise. EtanolResumo
A necessidade de ampliação da oferta de matérias-primas para a produção de bioetanol, sem pressionar a área plantada para produção de alimentos, tem direcionado as pesquisas na busca pela utilização de fontes alternativas. O etanol pode ser obtido por meio de diversas formas de biomassa, através de processos de fermentação ou de síntese envolvendo tecnologias relativamente simples ou avançadas. Como ferramenta economica para desempenho de novas tecnologias metodológicas, o estudo do aproveitamento do farelo de arroz, encontrando uma baixa relação de custo e um bom benefício, ainda é visto como provável matéria-prima em variados segmentos. Amostras de farelo de arroz de diferenetes cidades do Estado do Tocantins foram utilizadas como fonte de celulose e obtenção de papel para posterior produção de bioetanol. A avaliação do efluente gerado no processo de polpação celulósica segue a vertente da politica da gestão ambiental, que se preocupa em minimizar os impactos negativos causados por uma indústria. As amostras do efluente foram hidrolisadas enzimáticamente e apresentaram um percentual de açucar redutor (AR) de 10,54%, 9,53% e 12,18% para as amostras A, B e C, respectivamente. Assim a amostra C apresentou maior potencial de produção teórico de etanol, correspondendo a 78,8L/ton de farelo aproveitado.Downloads
Publicado
2014-07-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.