ESTUDO DOS SEDIMENTOS DA CORRENTE EM DRENAGENS INSERIDAS NA ÁREA RURAL E NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE FORMOSA-GO
DOI:
https://doi.org/10.18316/1981-8858.13Palavras-chave:
Elementos Maiores e Traços, Sedimentos, Recursos Hídricos.Resumo
As análises de sedimentos de corrente envolvem o estudo da distribuição, migração e reações químicas dos elementos nos recursos hídricos. Essas análises geram informações acerca das alterações de ordem natural ou antrópica e podem ser associadas às análises físico-químicas de qualidade da água. Este trabalho teve por objetivo o estudo dos sedimentos de corrente ea observação dos resultados entre os córregos Bandeirinha, situado na área rural, e o córrego Josefa Gomes, inserido no núcleo urbano do município de Formosa-GO. Foram determinados 12 pontos de amostragem de sedimentos, aplicando os seguintes métodos: fracionamento granulométrico, aferição dos sólidos voláteis, determinação de elementos maiores e traços e análise por Difratometria de Raios-X para determinação da composição mineral. Todos os procedimentos foram realizados no Laboratório de Geoquímica da UnB, no Laboratório de Raios-X do Instituto de Geociências da UnB, no Laboratório de Geotecnia do Instituto Federal de Goiás – IFG, e no Laboratório da Campo Ltda. logo após a recepção das amostras. Constatou-se a influência da geologia nas avaliações das condições geoquímicas dos sedimentos de corrente no córrego Bandeirinha e a evidente influência antrópica do núcleo urbano nos sedimentos do córrego Josefa Gomes. Os resultados podem ser associados às análises físico-químicas e avaliações por bioindicadores de qualidade de água, que auxiliam na identificação das alterações derivadas das atividades antrópicas, ou de origem natural no ambiente rural e urbano, e suas consequências a médio e longo prazo, além de contribuir com a geração de dados e caracterização geoquímica da região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.