ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS GERADOS EM ENFERMARIA DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.18316/1981-8858.15.9Palavras-chave:
Resíduos de Serviço de Saúde, Análise Quali-quantitativa, Gerenciamento de Resíduos Sólidos.Resumo
A análise quali-quantitativa dos resíduos sólidos de serviços de saúde permite a identificação de possibilidades para minimizar a sua geração através da reciclagem de alguns de seus componentes, a redução da massa total de resíduos infectantes, a identificação de inadequações quanto à segregação na fonte, entre outros. Este trabalho teve por objetivo analisar quali-quantitativamente os resíduos gerados na Enfermaria Santa Luiza do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória - ES, bem como avaliar o seu sistema de gerenciamento de acordo com a Resolução Anvisa nº 306/2004. Com base nesses dados, foi elaborada uma comparação entre o cenário atual e um cenário ideal de segregação e estimada a redução nos custos de tratamento e disposição final. Concluiu-se que grande parte dos resíduos gerados na enfermaria é resíduo Grupo D (cerca de 70%), ou seja, resíduos comuns, passíveis de reutilização e reciclagem. Foi observado que, na segregação, cerca de 61% de resíduos do Grupo D estavam misturados com resíduos do Grupo A (infectantes). É possível otimizar esses valores por meio de educação continuada e capacitação profissional, bem como adoção de práticas de reciclagem, reduzindo, assim, os custos com tratamento e disposição final.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.