RECURSOS ALIMENTARES NOS ESTRATOS VERTICAIS E SUA RELAÇÃO COM PEQUENOS MAMÍFEROS EM UMA FLORESTA DE ARAUCÁRIA DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Maury Sayão Lobato Abreu Laboratório de Ecologia de Mamíferos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
  • Guilherme Water Schmitz Laboratório de Ecologia de Mamíferos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
  • Larissa Rosa de Oliveira Laboratório de Ecologia de Mamíferos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-8858.16

Palavras-chave:

Didelphimorphia, Ecologia Alimentar, Estratificação Vertical, Rodentia, Mamíferos Neotropicais.

Resumo

Neste estudo, é apresentada a relação entre o uso de diferentes estratos verticais por pequenos mamíferos não voadores e a disponibilidade de recursos alimentares em uma área de Floresta de Araucária do sul do Brasil. Para tanto, foram utilizadas 150 armadilhas de captura viva instaladas no solo, sub-bosque e dossel. A disponibilidade de recursos nos estratos foi avaliada através da contagem de frutos, sementes e captura de invertebrados. Como resultados, foram registradas 10 espécies de pequenos mamíferos não voadores. Uma relação inversa foi encontrada entre as capturas de: Akodon montensis e a disponibilidade de frutos e sementes no solo (R = -0,95, P = 0,05); Juliomys sp. e a abundância de invertebrados no dossel (R = -0,96, P = 0,04); e Gracilinanus microtarsus e a disponibilidade total de alimento no dossel (R = -0,99, P = 0,008). Os resultados observados sugerem que, em períodos de escassez de alimento, os pequenos mamíferos na região da Floresta de Araucária estudada podem necessitar de mais tempo para procurar alimento, aumentando a taxa de capturas nos estratos onde estão presentes.

 

Biografia do Autor

Maury Sayão Lobato Abreu, Laboratório de Ecologia de Mamíferos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Mestre em Biologia, especializado em pequenos mamíferos.

Guilherme Water Schmitz, Laboratório de Ecologia de Mamíferos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Biólogo, mestrando em ecologia.

Larissa Rosa de Oliveira, Laboratório de Ecologia de Mamíferos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul.

Pós doutora, professora adjunta na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialista em mamíferos aquáticos.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos