ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROCESSO DE PIRÓLISE PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.18316/1981-8858.16.32Palavras-chave:
Análise de Investimento, Sustentabilidade, Gestão de Resíduos Sólidos.Resumo
Encontrar novas soluções para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos é um desafio da atual sociedade. O processo de pirólise rápida surge como alternativa, além de gerar subprodutos de valor comercial. O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar a viabilidade econômica do processo de pirólise para tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) aplicado para uma cidade de médio porte. Para atender ao objetivo geral foram determinados objetivos específicos que compreenderam o estudo de alternativas locacionais e os métodos de análise de investimentos na condição de certeza, incerteza e análise de risco. O processo de pirólise para RSU não se mostrou atrativo devido aos altos custos operacionais e aos impostos sobre a venda de energia elétrica e fertilizante. O Valor Presente Liquido - VPL resultante do fluxo de caixa é negativo e não há retorno do capital investido, tanto para o empreendimento como para o fluxo de caixa do investidor. Nesse caso, a pesquisa possibilitou o estudo de vários cenários para viabilidade econômica do projeto através da análise de sensibilidade. Considerando a possibilidade da integração com mais municípios para complementar o volume de matéria prima, a redução do custo do transporte dos RSU até a usina de pirólise e o aumento do preço de venda da energia elétrica, ou ainda a isenção de impostos, o projeto é uma alternativa rentável, ao passo que além dos benefícios econômicos, a planta de pirólise possibilita a eliminação do passivo ambiental gerado pelos aterros sanitários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.