AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE JATOBÁ
DOI:
https://doi.org/10.18316/1981-8858.17Palavras-chave:
Espécie Florestal, Insumo Orgânico, Matéria Orgânica.Resumo
Nem sempre o viveirista pode efetuar grandes investimentos em substrato para a produção de mudas. Por isso, algumas pesquisas têm se dedicado a estudar a utilização de substratos orgânicos na produção de espécies florestais rentáveis. Diante disso, realizou-se experimento em viveiro com o objetivo de verificar a combinação de solo, substrato comercial (Plantmax®) e cama de frango decomposta, na produção de mudas de Hymenaea courbaril. As mudas foram produzidas em tubetes de 280 cm³ com sementes colocadas para germinar diretamente nos tratamentos testados. Foram avaliados os efeitos de sete combinações de substratos: 100 % solo; 100 % Plantmax®; 50 % solo + 50 % Plantmax®; 50 % solo + 50 % cama de frango decomposta; 50 % Plantmax® + 50 % cama de frango decomposta; 80 % cama de frango decomposta + 10 % solo + 10 % Plantmax®; e 20 % cama de frango decomposta + 40 % solo + 40 % Plantmax®. Isso originou sete tratamentos, em delineamento inteiramente casualizado, com 10 repetições. A avaliação do crescimento se deu 120 dias após as primeiras germinações, com a medição de altura da parte aérea, diâmetro de coleto, biomassa e concentrações de macro e de micronutrientes nas folhas das mudas. A combinação de substratos influenciou no crescimento e na nutrição de H. courbaril, recomendando-se a proporção de 50 % de Plantmax® + 50% de cama de frango decomposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.