ANÁLISE DO USO DE DADOS MODELADOS DE TRÁFEGO PARA AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO À POLUIÇÃO VEICULAR: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18316/234Palavras-chave:
CALINE-4, avaliação da exposição, tráfego, São PauloResumo
O município de São Paulo tem cerca de 6 milhões de veículos que são a principal fonte de emissão de poluentes atmosféricos, sendo um importante problema de saúde pública. O objetivo foi avaliar o uso dos dados de tráfego obtidos pelo EMME-2 para a avaliação da exposição da população à poluição veicular. O número de veículos nas vias foi simulado com o EMME-2 e para o cálculo das concentrações de CO, NOx e PM10 foi usado o modelo CALINE-4. Os resultados encontrados evidenciam gradientes nas concentrações dos poluentes veiculares no centro expandido da cidade de São Paulo e reforçam a importância da realização de estudos mais detalhados da exposição da população. Além disso, foi possível identificar áreas críticas de poluição na região estudada e avaliar a contribuição por tipo de veículo. Essas informações são importantes para o gerenciamento do tráfego e adoção de políticas públicas. No entanto, o estudo também mostra a necessidade de melhoria no levantamento das informações necessárias tanto para a entrada dos modelos como também para calibração e validação dos resultados.
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