MODELOS HIDROLÓGICOS: CONCEITOS E APLICABILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18316/268Palavras-chave:
Modelos Hidrológicos, Comportamento hidrológico, recursos hídricosResumo
O entendimento do fluxo hídrico nos diversos compartimentos ambientais é essencial na gestão de recursos hídricos e no dimensionamento de obras hidráulicas, no entanto a quantificação destes diversos fluxos in-loco é muito difícil devido à grande variabilidade de fatores a ambientais e extensão das áreas a serem estudadas. Diante disto, modelagem hidrológica se apresenta como um instrumento fundamental nestas quantificações. Através da aplicação de princípios de uma ou mais teorias e conceitos, os modelos hidrológicos são capazes de reproduzir os fenômenos hídricos dentro de uma escala de tempo definida, estimando componentes do fluxo hidrológico, anteriormente desconhecidos ou não quantificados. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com a conceituação e uma breve descrição do histórico da modelagem hidráulico-hidrológica e os principais tipos de modelos hidrológicos, classificados segundo com base em sua conceituação, bem como a sua aplicabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.