MONITORAMENTO E CALIBRAÇÃO DE MODELO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO PASSO FUNDO

Autores

  • Eduardo Pavan Korf Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim Professor/pesquisador do Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
  • Rogério Luis Casagrande Consultor Ambiental na Empresa STE - Serviços Técnicos de Engenharia de Canoas - RS
  • Marcos Felipe Maule Bedin Consultor Ambiental na Empresa ECOPLAN Engenharia.
  • Gean Delise Leal Pasquali Vargas PPG em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim, Erechim, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v11i1.2767

Palavras-chave:

Modelagem Ambiental, Gestão dos Recursos Hídricos, Coeficientes Cinéticos e de Degradação, Cargas Poluidoras.

Resumo

Passo Fundo é considerado uma referência no interior do Rio Grande do Sul, por se tratar de uma das maiores cidades presentes na região norte do estado. A crescente demanda populacional tem sido responsável pela geração excessiva de esgoto e consequente lançamento de carga poluidora, fato este que acaba por agravar a qualidade da água dos rios que atravessam a cidade, sendo o Rio Passo Fundo o principal deles. Este trabalho objetivou monitorar a qualidade da água em um trecho do Rio Passo Fundo, localizado na zona de influência da área urbana da cidade de Passo Fundo-RS, e realizar a calibração aos dados monitorados utilizando o modelo de qualidade QUAL2K. O monitoramento ocorreu em um período de 117 dias, com inicio em janeiro de 2011, realizando-se amostragens em cinco pontos selecionados com intervalos mensais. Os parâmetros analisados foram vazão, pH, oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO5). Os resultados obtidos apontam que o parâmetro pH está de acordo com a Resolução CONAMA nº 357/05 e 430/11 para corpos hídricos classe 2, conforme enquadramento do rio em estudo. Os demais parâmetros OD e DBO5 apresentaram desacordo com a resolução em algumas coletas, para classe 2. A variação espacial média apresentou carga expressiva de lançamentos de efluentes, principalmente ao inicio do percurso em análise que resultou em DBO5 de 11,07 mg/L, diminuindo a concentração a jusante para próximo de 6,70 mg/L. O aumento da vazão é a causa predominante para a diminuição dessa carga devido à diluição. O modelo QUAL2K permitiu a obtenção dos coeficientes cinéticos e de degradação do rio Passo Fundo, bem como a quantificação das cargas poluidoras, mostrando-se como um instrumento para a gestão dos recursos hídricos, uma vez que se conseguiu observar que a autodepuração é baixa e, em sua maior parte, decorrente do aumento da vazão.

Biografia do Autor

Eduardo Pavan Korf, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim Professor/pesquisador do Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Engenheiro Ambiental pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010). Mestre (2011) e Doutor (2014) em Engenharia (área de concentração Meio Ambiente/Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor Adjunto AI na Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim - RS, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e curso de Engenharia Ambiental. Tem experiência na área de Geotecnia Ambiental, Resíduos Sólidos, Emissões Atmosféricas, Poluição dos Solos, Monitoramento Ambiental e Modelagem do transporte de contaminantes em sistemas ambientais. Tem participação em eventos científicos como comissão organizadora e publicações de artigos científicos. Possui publicações de artigos científicos em periódicos.

Rogério Luis Casagrande, Consultor Ambiental na Empresa STE - Serviços Técnicos de Engenharia de Canoas - RS


Engenheiro Ambiental pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Consultor Ambiental na Empresa STE - Serviços Técnicos de Engenharia de Canoas - RS.

Marcos Felipe Maule Bedin, Consultor Ambiental na Empresa ECOPLAN Engenharia.

Engenheiro Ambiental pela Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos