AVALIAÇÃO DO EFEITO DA SALINIDADE NA CINÉTICA DE DESOXIGENAÇÃO NO ENSAIO DA DBO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v13i1.3756Palavras-chave:
DBO, Coeficiente de Desoxigenação, Cinética, Salinidade.Resumo
A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é um parâmetro típico utilizado para avaliar a poluição de águas superficiais. Sua determinação está baseada no consumo de oxigênio durante a biodegradação aeróbia de compostos orgânicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da salinidade na redução do coeficiente de desoxigenação (k) no ensaio de DBO e as consequências para uma análise de DBO5. Os resultados mostraram que a presença de salinidade afetou os resultados de DBO de forma mais significativa durante o período de latência. O método Mínimos Quadrados mostrou-se o mais eficiente para a obtenção dos parâmetros k e L0. A adição de 15 g·L-1 de NaCl, para simular o efeito da salinidade sobre a amostra, reduziu o coeficiente k em 41,7 % e a DBO5 em 26 %. Logo, a salinidade foi um interferente no ensaio, subestimando o resultado da DBO5, devendo ser considerada em análises de amostras oriundas de ambientes expostos a variações na salinidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.