EXPANSÃO URBANA E ALTERAÇÕES DO USO E COBERTURA DO SOLO NO MUNICÍPIO DE CANOAS (RIO GRANDE DO SUL) NO PERÍODO 1984 A 2014

Autores

  • Gabriel Selbach Hofmann Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  • Manoel Eduardo de Miranda Marcos PPG em Avaliação de Impactos Ambientais, Universidade La Salle – Unilasalle, Canoas, RS, Brasil.
  • Heinrich Hasenack Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM-RS), Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v11i3.3862

Palavras-chave:

Urbanização, Mapas de Uso e Cobertura do Solo, Regiões Metropolitanas, Imagens Landsat.

Resumo

Canoas, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou um vertiginoso crescimento populacional durante o século XX, fundamentado no loteamento precário em áreas sujeitas à inundação. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de expansão urbana entre 1984-2014 no atual território do município. A partir da interpretação visual de quatro imagens do satélite Landsat 5TM e uma do satélite Landsat 8, foram gerados cinco mapas de uso e cobertura do solo. Ao todo dez classes foram identificadas no município. Posteriormente, os mapas foram sobrepostos para calcular uma matriz de tabulação cruzada, a partir da qual todas as alterações detectadas entre as classes foram computadas em termos de extensão e proporção de área, para todos os períodos avaliados. Os resultados mostram fortes contrastes nos padrões de uso e cobertura do solo entre os setores a leste e oeste de Canoas, separados pelo eixo viário metropolitano que ao mesmo tempo dividiu e impulsionou seu crescimento a cidade. No período entre 1984-2002, a expansão urbana se deu de maneira intensa e informal, ocorrendo principalmente sobre áreas de atividade agrícola, e de vegetação nativa e exótica. Entre 2002-2014, a urbanização foi menos intensa, ocorrendo principalmente sobre áreas de campo e solo exposto. Ao longo dos 30 anos, houve ampliação das matas nativas e dos banhados. Em contrapartida, ocorreu uma forte redução das áreas de atividade agrícola e de campo. Conclui-se que das grandes glebas passíveis de urbanização remanescentes, a maior parte está em áreas sujeitas à inundação.

Biografia do Autor

Gabriel Selbach Hofmann, Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Possui graduação em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ecologia pela UFRGS e doutorado em Ecologia pela UFRGS. Atualmente, é bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES) e professor colaborador vinculado ao Mestrado em Avaliação em Impactos Ambientais do Centro Universitário La Salle (Canoas-RS). Desde 2002, é pesquisador associado ao Laboratório de Geoprocessamento da UFRGS, onde coordena a atualização do Mapa de Uso e Cobertura Vegetal do Estado do Rio Grande do Sul. Participa de projetos de ecologia, climatologia e geoprocessamento nos Biomas Pampa, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Edição

Seção

Artigos