USO DE OZÔNIO PARA O TRATAMENTO DE ÁGUAS CONTAMINADAS COM CORANTES
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v15i1.3986Palavras-chave:
Corantes, Ozônio, POA, Tratamento de Efluente.Resumo
O ozônio é um forte agente oxidante que pode ser utilizado no tratamento de efluentes com corantes das indústrias têxteis. Nesse trabalho foram avaliados os percentuais de descoloração e degradação de soluções contendo 10 mg/L de alaranjado de metila, 10 mg/L de azul de metileno e 10 mg/L de verde malaquita, utilizando borbulhamento de ozônio. Para isso, foi construído um sistema de ozonização de ar com potência de 30 W, baseado no efeito corona. Os resultados mostraram que o sistema de ozonização foi bastante eficiente na descoloração (>96%) de soluções contendo alaranjado de metila, azul de metileno e verde malaquita. O efeito da variação da vazão de ar (2,5-7,5 mL/min) na entrada do ozonizador mostrou que no início da reação, a descoloração aumentou com o aumento da vazão. No entanto, após uma hora não se observou diferença significativa na remoção de cor. Os resultados de DQO mostraram degradação de 99% do azul de metileno e 40% do alaranjado de metila.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.