MINERAL CONTAMINANTS OF THE SEDIMENTARY KAOLIN ORE FROM IPIXUNA MINE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v11i3.4008Palavras-chave:
Contaminantes de Fe-Ti, Minerais Contaminantes de Caulim, Caulim Sedimentar.Resumo
Minerais contaminantes do minério de caulim sedimentar da Mina Ipixuna, Brasil. O minério de caulim sedimentar da mina Ipixuna, na Amazônia brasileira, contém minerais contaminantes, tais como anatásio, hematita e goetita, entre outros, cujas ocorrências alteram a cor branca original de blocos de caulim para vermelha, cinza e roxa. O principal objetivo do presente estudo foi identificar os minerais contaminantes do minério ROM de caulim, as texturas e suas relações com o ambiente de deposição. Análises por estereomicroscopia binocular e difração de raios-x permitiram definir a paragênese mineral dos contaminantes em diversas áreas do corpo de minério, bem como caracterizar as condições de deposição. Os minerais contaminantes alteram a cor branca do minério para vermelha, amarela, cinza e roxa. A cor vermelha é associada com goetita e hematita disseminada no minério de caulim. A cor amarela é associada com quartzo, muscovita e anatásio disseminados no minério de caulim. A cor cinza é associada com finas multicamadas de caulinita contendo baixas e altas concentrações de anatásio. A cor roxa resulta da disseminação de hematita no minério de caulim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.