DIVERSIDADE DE Wasmannia auropunctata (Hymenoptera: Formicidae) E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇADOR INTERGÊNICO MITOCONDRIAL E DO TRNA-LEUCINA EM SUA IDENTIFICAÇÃO.

Autores

  • Larissa Marin Rodrigues Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.
  • Manuela de Oliveira Ramalho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro, Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS).
  • Cintia Martins Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Parnaíba, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
  • Vanderlei Geraldo Martins Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro, Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS).
  • Odair Correa Bueno Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro, Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS).

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v12i2.4048

Palavras-chave:

Clados, Pixixica, Sequenciamento

Resumo

Formigas da espécie Wasmannia auropunctata (Roger, 1863) tem sido o foco de muitos estudos abordando o seu status de invasora, o seu sistema reprodutivo e o seu controle. Porém, poucos estudos têm analisado sua diversidade genética ou estudado novas técnicas para a identificação da espécie. No presente artigo foi estudada a diversidade de W. auropunctata em duas de suas regiões nativas, Brasil e Colômbia, testando novos métodos moleculares de identificação. Para tal, foi sequenciado o gene citocromo c oxidase subunidade I (COI), o espaçador intergênico (IGS), o RNA transportador (tRNA) e o gene citocromo c oxidase subunidade II (COII) de operárias de 31 localidades. Os resultados obtidos mostraram que 80% dos mitótipos identificados nunca haviam sido registrados anteriormente e que as amostras apresentaram uma alta diversidade haplotípica. A análise dos dados e comparação com diferentes estudos publicados indicam que o tRNA entre o IGS e o gene COII foi similar para todas as formigas dessa espécie, enquanto o IGS entre o gene COI e o tRNA variou em comprimento. Sendo assim, tais padrões poderiam contribuir para a identificação inter e intraespecífica, respectivamente. O presente trabalho demonstra a importância de mais estudos moleculares na área, uma vez que podem oferecer novas perspectivas sobre a diversidade da espécie, assim como métodos de identificá-la.

Biografia do Autor

Larissa Marin Rodrigues Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular).

Downloads

Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artigos