O CAMPO JORNALÍSTICO E A CONSTRUÇÃO DO CAPITAL COMUNICACIONAL SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/419Palavras-chave:
jornalismo, opinião pública, temas socioambientais, cidadania, capital comunicacional.Resumo
Observa-se que no espaço público midiático há uma permeabilidade crescente dos temas ambientais disseminados por meio de diferentes gêneros jornalísticos e suportes midiáticos. As pautas ambientais constituem-se como temas transversais, infiltrando-se na diversidade de editorias dos veículos jornalísticos. Neste contexto partimos do questionamento sobre como a mídia tem exercido seu papel emergente de educomunicador socioambiental e de que modo pode este novo fazer midiático estar apontando para uma mídia cidadã, responsável ambientalmente e socialmente, que atua em direção a uma comunicação pública? O objetivo deste artigo é refletir sobre o papel do campo midiático, especificamente a partir das práticas jornalísticas, na formação da opinião pública sobre os temas socioambientais e suas consequências na construção da cidadania de organizações, profissionais e receptores. Propõem-se caminhos para a construção do capital comunicacional socioambiental pelo campo jornalístico, o qual pressupõe que este campo de saber possibilite a formação de uma opinião pública voltada para a partilha de valores relativos à cidadania ambiental, a percepção da interdependência entre todas as formas de vida, a formação de laços de pertencimento entre as pessoas e entre elas e o meio, a criação de objetivos comuns para melhoria das condições socioambientais.
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