KINETIC STUDY ON THE REMOVAL OF BTX COMPOUNDS IN BATCH REACTOR USING ACTIVATED CARBON FROM COCONUT SHELL AS THE ADSORBENT
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v14i2.4366Palavras-chave:
BTX, Cinética De Adsorção, Pseudo-Primeira Ordem, Pseudo-Segunda Ordem, Difusão Intrapartícula.Resumo
A cinética de adsorção dos compostos BTX (benzeno, tolueno, o-xileno) em solução aquosa foi investigada em um reator em batelada a 23 ±1°C usando carvão de casca de coco ativado termicamente comercial, como adsorvente. O pH da solução não afetou a adsorção e a ativação térmica do adsorvente produziu uma maior quantidade de cargas negativas na superfície, aumentando a eficiência de adsorção, devido às cargas das moléculas dos BTX serem fracamente positivas. Para determinar o mecanismo e a etapa limitante do processo de adsorção, os dados cinéticos foram ajustados usando diferentes modelos: modelos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem e difusão intrapartícula. O modelo de pseudo-segunda ordem foi o mais apropriado para descrever a taxa de adsorção com base no alto coeficiente de correlação
(R2) e porque o qe calculado utilizando o modelo de pseudo-segunda ordem foi razoavelmente semelhante aos valores experimentais. Através de um estudo detalhado envolvendo os experimentos cinéticos, também foi possível identificar o estágio controlador do processo a partir do ajuste do modelo de difusão intrapartícula. Os valores elevados para os coeficientes de correlação indicaram que o processo é fortemente controlado pelo segundo estágio da difusão para todos os compostos estudados em diferentes concentrações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.