INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SUBSTRATOS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE PITANGUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v12i3.4757Palavras-chave:
Eugenia uniflora, Espécie Nativa, Produção de Mudas, Resíduos OrgânicosResumo
A pitangueira (Eugenia uniflora L.) é uma espécie arbórea, frutífera, nativa da Mata Atlântica, mas que se adapta a praticamente todos os climas. Sua principal forma de obtenção de mudas para plantios domésticos ocorre satisfatoriamente através de sementes. Atualmente vem sendo cada vez mais utilizada em indústrias medicinais, cosméticas e alimentícias. O estudo objetiva avaliar o desenvolvimento inicial das mudas de pitangueira submetidas a substratos de origem animal e mineral. O desenvolvimento das mudas foi avaliado em diferentes substratos, sendo: T1 (azul) – terra de subsolo e areia 3:1, T2 (amarelo) – terra de subsolo, areia e NPK 3:1 e 400 g de NPK para cada 10 kg de subsolo, T3 (vermelho) – terra de subsolo, areia e esterco de vaca 3:1:1, T4 (rosa) – terra de subsolo, areia e farinha de peixe 3:1:½. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com 4 tratamentos, 4 repetições por tratamento e 5 plantas por repetição. As variáveis analisadas foram a porcentagem de germinação, o IVE, diâmetro do colo, altura e número de folhas. O estudo evidencia que o esterco de vaca é o mais eficiente no desenvolvimento inicial da pitangueira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.