INVASÃO BIOLÓGICA NO PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU, PERNAMBUCO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v13i2.5576Palavras-chave:
Invasão Biológica, Impactos Ambientais, Conservação da Natureza.Resumo
O processo de invasão biológica é considerado a segunda maior causa de perda da biodiversidade do planeta, perdendo apenas para atividades antrópicas, como o desmatamento. O presente trabalho teve como objetivo realizar um inventário das plantas não nativas do Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco. O Parque Nacional do Catimbau localiza-se no Estado de Pernambuco e abrange uma área de 62.300 ha, dentro dos limites dos municípios de Tapanatinga, Ibimirim e Buíque. O inventário foi realizado por meio de busca ativa. As espécies foram categorizadas em exóticas, naturalizadas ou exóticas invasoras. Foram amostradas 18 espécies distribuídas em 16 gêneros e nove famílias. A família com maior número de representantes foi Poaceae. A invasão biológica no Parque Nacional do Catimbau é um problema evidente que requer atenção especial pois, essas espécies causam sérios danos a biodiversidade local, diminuindo a área de preservação das espécies nativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.