UTILIZAÇÃO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA E DE MODELO SARIMA NO ESTUDO DE PRECIPITAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v14i1.5739Palavras-chave:
Fenômeno Pluviométrico, Modelo Preditivo, Série Temporal.Resumo
Os modelos da classe ARIMA mostram ter grande potencial nos estudos de séries temporais de dados de chuva. Presente no Sudeste do Estado de Mato Grosso, o município de Rondonópolis apresenta grande destaque no cenário agropecuário e é um dos principais polos econômicos mato-grossenses. Diante da importância da aplicação de modelos de bons desempenhos, e da escassez de trabalhos utilizando esse método nessa região, este trabalho teve como objetivo a obtenção de um modelo do tipo SARIMA para o fenômeno de precipitação pluviométrica entre os anos de 2004 e 2015 no município de Rondonópolis-MT. Analisaram-se também parâmetros estatísticos descritivos, referentes à população de dados, para identificação das estações climáticas nesse período. Para isso, utilizaram-se dados referentes ao período de 2004 a 2015, pertencentes ao INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Para aplicação do modelo SARIMA, foram adotados a metodologia e os indicadores de desempenho propostos na literatura. A média da precipitação acumulada anual nesse período (2004 a 2015) foi de 1330 mm com desvio padrão de 145,6 mm, sendo as estações de chuva e seca definidas pelas faixas de meses outubro-março e abril-setembro, respectivamente. Obteve-se o modelo SARIMA (2,0,0) x (0,1,2) como o mais adequado, apresentando melhor performance em relação aos dados observados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.