OCORRÊNCIA DA FORMIGA CORTADEIRA ATTA SEXDENS (L.) (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) RELACIONADA A ESTRADAS NÃO-PAVIMENTADAS EM DUAS ÁREAS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO COM GRAUS DE PERTURBAÇÃO CONTRASTANTES

Autores

  • Iani A.S. Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gabriel S. Silva Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Claudia Bottcher Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Ana Gabriela D. Bieber Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Michele Martins Correa Departamento de Ciências Naturais (DCN), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Paulo S.D. Silva

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v14i1.5980

Palavras-chave:

Caatinga, Distúrbios Antrópicos, Fundação de Ninhos de Atta, Homogeneização Biótica.

Resumo

Na Caatinga, semiárido brasileiro, nós comparamos a ocorrência de ninhos da formiga cortadeira (Atta sexdens) em duas áreas do município de Contendas do Sincorá, estado da Bahia: uma área perturbada por pecuária (Fazenda Lagoa das Covas: FLC), e uma protegida e com áreas preservadas de Caatinga (Floresta Nacional Contendas do Sincorá: FNCS). Nós também testamos se os ninhos de A. sexdens são mais abundantes próximos às estradas não pavimentadas. Nenhum ninho foi registrado na FNCS, em contraste, 35 ninhos foram registrados na FLC (3,6 colônias ha-1). O número de ninhos de A. sexdens claramente diminuiu com o aumento da distância da estrada, que variou de 0 a 140 m. Ninhos também foram observados nas estradas do lado de fora da FLC e da FNCS. Nós sugerimos que estradas podem estar facilitando a expansão de A. sexdens nas áreas de caatinga do município de Contendas do Sincorá. Nós esperamos que a presença de A. sexdens irá manter ou mesmo aumentar os efeitos dos distúrbios promovidos pelo gado na vegetação da FLC. Se o estabelecimento de A. sexdens na FNCS também for bem sucedido, nesta área protegida poderá ocorrer um processo de homogeneização e empobrecimento, favorecendo o estabelecimento de espécies de plantas associadas a perturbações antrópicas. É possível que outras áreas da Caatinga estejam sendo submetidas ao mesmo processo de invasão por Atta favorrecido por estradas pavimentadas e não-pavimentadas.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Edição

Seção

Artigos