GEODIVERSIDADE E GEOCONSERVAÇÃO NA REGIÃO DA CALDEIRA VULCÂNICA DE POÇOS DE CALDAS (MG), BRASIL

Autores

  • Diego de Souza Sardinha Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
  • Letícia Hirata Godoy Geologia Ambiental Consultoria

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v13i3.5990

Palavras-chave:

Análise Fisiográfica, Geoturismo, Diagnóstico Ambiental, Responsabilidade Ambiental.

Resumo

A caldeira vulcânica de Poços de Caldas (MG), Brasil apresenta um patrimônio geológico formado por gnaisses, granulitos e rochas alcalinas do Proterozóico (2,5 Ga a 542 Ma), rochas sedimentares do Carbonífero ao Permiano (359-251 Ma) e rochas alcalinas do Cretáceo Médio ao Superior ao Paleógeno (83-65,5 Ma). Em cada um dos 59 atrativos analisados foi elaborado um questionário específico de acordo com os indicadores apropriados que permitiram determinar a qualidade ambiental de cada ponto. A falta de cobertura vegetal, grande quantidade de lixo e inscrições em rochas, foram os principais impactos observados nos atrativos avaliados. Dentre as estratégias de manejo sugeridas, destacam-se aquelas relacionadas ao cumprimento de legislações ambientais, recuperação de áreas degradadas e planejamento da exploração sustentável dos recursos naturais. Além de definir as estratégias de manejo e monitoramento dos indicadores de impacto ambiental, o presente trabalho serve de base para que as atividades do potencial Geoparque da caldeira vulcânica de Poços de Caldas (MG) sejam realizadas com geoconservação.

Biografia do Autor

Diego de Souza Sardinha, Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)

Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Geologia Regional. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) ministrando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental. Lotado no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) de Poços de Caldas (MG) onde desenvolve pesquisa com ênfase em processos geoquímicos superficiais, atuando principalmente em hidrogeoquímica de bacias hidrográficas. Trabalha em estudos de intemperismo, erosão, aportes atmosféricos e poluição geogênica/antropogênica, principalmente os relacionados a bacias de drenagem como unidade de estudo. (Texto informado pelo autor)

Letícia Hirata Godoy, Geologia Ambiental Consultoria

Possui graduação em Geologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Geologia Regional (2010) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente (2017) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica de superfície, ambiental e isotópica.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos