INVASÃO BIOLÓGICA NO PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v14i2.6169Palavras-chave:
Degradação Ambiental, Exóticas Invasoras, Unidade de Conservação.Resumo
O Parque Nacional Serra de Itabaiana é uma Unidade de Conservação que foi criada em 15 de junho de 2005. Apesar de sua elevada riqueza de espécies, está ameaçado devido a uma série de fatores, dentre eles a presença de espécies não nativas. Diante dessa realidade, o presente trabalho buscou responder as seguintes perguntas: (i) quantas são e quem são as espécies naturalizadas e exóticas invasoras que ocorrem no Parque Nacional Serra de Itabaiana? (ii) como essas espécies estão distribuídas no local? As espécies não nativas (naturalizadas e exóticas invasoras) foram coletadas, herborizadas e depositadas no herbário ASE. Com os dados de georreferenciamento foi confeccionado um mapa de manchas de invasão utilizando-se o programa Google Fusion Tables. Ao todo foram amostradas 49 espécies distribuídas em 45 gêneros e 19 famílias. Dentre elas, 16 espécies foram consideradas naturalizadas e 33 exóticas invasoras. Também se observou que os sítios com maiores manchas de espécies estão associados especialmente a ambientes antropizados. Os resultados do presente estudo são alarmantes devido à grande quantidade de espécies não nativas e especialmente pela presença de táxons que causam distintos impactos ambientais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.