SÍTIO PALEOBOTÂNICO: PERCEPÇÃO E PROPOSTAS SOCIOEDUCATIVAS DE CONSERVAÇÃO DA “PEDRA MADEIRA” DE BREJO DE SÃO BENEDITO/PI
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v14i2.6317Palavras-chave:
Área de Conservação, Floresta Fóssil, Educação Ambiental.Resumo
Os sítios paleobotânicos são evidências que permitem compreender a história climática e evolutiva da Terra em tempos remotos. Nesse contexto, objetivou-se caracterizar o perfil socioeconômico da comunidade Brejo de São Benedito, situada na cidade de Altos/PI, bem como sua relação com o Sítio Paleobotânico do respectivo município, com o intuito de propor medidas socioeducativas sobre o ambiente. A pesquisa se sucedeu com 30 participantes da localidade supracitada. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e observação participante, cuja análise se deu por meio de abordagem quali-quantitativa. Os entrevistados consistem, em sua maioria, de mulheres, adultos, com baixo grau de escolaridade, residindo há mais de 30 anos na localidade, trabalhadores rurais e casados. Os dados demonstraram que há expressa preocupação sobre a conservação da floresta fóssil, embora seja necessária uma educação ambiental e patrimonial que valorize os aspectos individuais e coletivos. Logo, o exercício de uma cidadania mais ativa pode promover grandes mudanças no contexto socioambiental, o que permite ampliar os significados e buscar soluções em termos conjuntos, a partir da dialogicidade entre moradores, instituições e poder público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.