SÍTIO PALEOBOTÂNICO: PERCEPÇÃO E PROPOSTAS SOCIOEDUCATIVAS DE CONSERVAÇÃO DA “PEDRA MADEIRA” DE BREJO DE SÃO BENEDITO/PI

Autores

  • Joira Mara Fernandes de Paiva Costa UESPI
  • Karen Veloso Ribeiro UFPI
  • Isis Gomes de Brito Souza UESPI
  • Kelly Polyana Pereira dos Santos UESPI

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v14i2.6317

Palavras-chave:

Área de Conservação, Floresta Fóssil, Educação Ambiental.

Resumo

Os sítios paleobotânicos são evidências que permitem compreender a história climática e evolutiva da Terra em tempos remotos. Nesse contexto, objetivou-se caracterizar o perfil socioeconômico da comunidade Brejo de São Benedito, situada na cidade de Altos/PI, bem como sua relação com o Sítio Paleobotânico do respectivo município, com o intuito de propor medidas socioeducativas sobre o ambiente. A pesquisa se sucedeu com 30 participantes da localidade supracitada. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e observação participante, cuja análise se deu por meio de abordagem quali-quantitativa. Os entrevistados consistem, em sua maioria, de mulheres, adultos, com baixo grau de escolaridade, residindo há mais de 30 anos na localidade, trabalhadores rurais e casados. Os dados demonstraram que há expressa preocupação sobre a conservação da floresta fóssil, embora seja necessária uma educação ambiental e patrimonial que valorize os aspectos individuais e coletivos. Logo, o exercício de uma cidadania mais ativa pode promover grandes mudanças no contexto socioambiental, o que permite ampliar os significados e buscar soluções em termos conjuntos, a partir da dialogicidade entre moradores, instituições e poder público.

Downloads

Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Artigos