OFIDIOFAUNA EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO: PESQUISA E AÇÕES EDUCATIVAS PARA CONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v14i3.6493Palavras-chave:
Conservação, Serpentes, Inventário, Crendices Populares, Redes Sociais.Resumo
A Mata Atlântica abriga cerca de 190 espécies de serpentes e, devido ao avanço da urbanização, torna-se comum o encontro entre serpentes e humanos, evidenciando a importância de ações educativas. Apesar do importante papel desempenhado pelas serpentes na natureza, elas ainda são muito temidas pela população devido aos diversos conceitos errôneos que são propagados. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar a riqueza, abundância e distribuição da ofidiofauna encontrada no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a realização de ações educativas com a comunidade acadêmica. Os dados foram coletados no período de junho de 2015 a julho de 2018, através de encontros ocasionais e por meio de redes sociais. Como ações educativas, foram realizadas exposições interativas nos departamentos da UFRPE, a fim de destacar a importância e desmistificar crendices em relação a esses animais. Ao todo, foram registrados 110 espécimes distribuídos em 21 espécies (incluindo o resgate de 12 indivíduos dentro das edificações da UFRPE). O presente trabalho foi o pioneiro na realização de um inventário utilizando as redes sociais, contando com a participação efetiva da comunidade acadêmica simultaneamente. Tendo as ações educativas contado com a participação de 1580 pessoas. Salientamos, então, a importância da realização de intervenções contínuas que devem ser consideradas como parte das estratégias de conservação para as serpentes que habitam a UFRPE, uma vez que o campus está situado no entorno de Unidades de Conservação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.