USO DA PEGADA DE CARBONO COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v16i1.6939Palavras-chave:
Sustentabilidade, gases de efeito estufa, redução de custos.Resumo
O presente trabalho investigou os ganhos da aplicação da Produção mais limpa utilizando a Pegada de Carbono como Ferramenta em uma indústria alimentícia buscando aumentar a eficiência do processo e reduzir os custos. O cálculo da pegada de carbono foi realizado em cada etapa do processo produtivo pelo período de um mês, levando-se em consideração a massa dos principais gases emitidos (CO2eq, CO2, CH4 e N2O). O cálculo do total de kWh/mês se deu pelo produto entre às horas/mês que o equipamento funciona em função da potência em kW de cada equipamento. Os resultados demonstraram que é possível uma economia por parte das finanças em razão da redução dos custos pagos em energia elétrica de 37% e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa de 41%.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.