USO DA PEGADA DE CARBONO COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA

Autores

  • João Francisco de Sousa Soares Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Francisco de Tarso Ribeiro Caselli Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Rafael Diego Barbosa Soares Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v16i1.6939

Palavras-chave:

Sustentabilidade, gases de efeito estufa, redução de custos.

Resumo

O presente trabalho investigou os ganhos da aplicação da Produção mais limpa utilizando a Pegada de Carbono como Ferramenta em uma indústria alimentícia buscando aumentar a eficiência do processo e reduzir os custos. O cálculo da pegada de carbono foi realizado em cada etapa do processo produtivo pelo período de um mês, levando-se em consideração a massa dos principais gases emitidos (CO2eq, CO2, CH4 e N2O). O cálculo do total de kWh/mês se deu pelo produto entre às horas/mês que o equipamento funciona em função da potência em kW de cada equipamento. Os resultados demonstraram que é possível uma economia por parte das finanças em razão da redução dos custos pagos em energia elétrica de 37% e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa de 41%.

Biografia do Autor

João Francisco de Sousa Soares, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Engenharia de Produção UFPI

Francisco de Tarso Ribeiro Caselli, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA em Rede (2019) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Engenharia de Produção na área de Gestão da Produção pela UFPB (2013). Especialista em Tecnologia de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal pelo IF Sertão-PE (2010). Bacharel em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (2003). Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão da Produção, Arranjos Produtivos, Competitividade, Meio Ambiente e Tecnologia de Alimentos. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na área de Planejamento e Controle da Produção (PCP) onde leciona as disciplinas de Projeto do Produto e do Processo, Organização do Trabalho na Produção, Logística e Cadeia de Suprimentos. Atualmente é Coordenador Acadêmico do curso de Especialização em Logística e Distribuição da UFPIDesenvolve pesquisa sobre a cadeia produtiva do babaçu e produção de seus derivados com ênfase em biocombustíveis.

Rafael Diego Barbosa Soares, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Biólogo/Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (REDE PRODEMA). Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (PPGSE/UFMA). Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI). Professor de Biologia (Ensino Médio) na escola Fundação Bradesco Teresina/PI. Pesquisador no grupo de pesquisa (DGP/CNPq) Núcleo de Pesquisa em Grupo de Saneamento Ambiental e Geoprocessamento, da Universidade Federal do Piauí. Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES Secção Piauí. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos atuando principalmente nos temas: segurança hídrica, ciências ambientais, limnologia, ictioplâncton, fitoplâncton, cianobactérias, cianotoxinas, recursos pesqueiros, indicadores biológicos, qualidade da água e monitoramento ambiental. 

Maria do Socorro Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), Avaliadora de curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. 

Downloads

Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

Artigos