ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA COM ÊNFASE NAS PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS NO MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DE CORRENTE-PI

Autores

  • Jaiane Moreira Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Ethyênne Moraes Bastos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Kelly Polyana Pereira Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ http://orcid.org/0000-0002-2830-1935

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v14i3.6958

Palavras-chave:

Conhecimento Tradicional, Fitoterápicos, Flora Medicinal, Medicina Alternativa, Diversidade Florística.

Resumo

Objetivou-se analisar o conhecimento etnobotânico dos feirantes do Mercado Público de Corrente – PI, visando conhecer e registrar o processo de comercialização, a diversidade e o modo de uso dos recursos vegetais. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semiestruturadas com cinco feirantes, todos pertencentes ao gênero masculino, com idade variando entre 28 a 78 anos. Foram citadas 25 espécies de plantas para uso medicinal, as quais estão distribuídas em 17 famílias, sendo Fabaceae a de maior representatividade. As partes mais utilizadas foram o caule (7 citações), seguidas de semente com (6 citações). Os feirantes orientam os clientes sobre as diversas formas de preparo dos fitoterápicos, destacando-se as formas infusão e decocção. Um percentual de 80% dos entrevistados informou que não desenvolveram nenhuma reação adversa em relação à utilização das plantas, e 20% desenvolveram um mal-estar por conta do uso da sucupira (Bowdichia virgilioides Kunth). A pesquisa é de extrema importância para a região do extremo sul do Piauí, uma vez que apresenta alternativas para o de tratamento de doenças, além de resgatar a cultura tradicional local.

Biografia do Autor

Jaiane Moreira Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Discente do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas- Universidade Estadual do Piauí

Ethyênne Moraes Bastos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Bacharelado em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Piauí (2008), Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2012). Atualmente é Doutoranda de Pos Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede pela Universidade Federal do Piaui. Consultora Ambiental inscrita no CRbio sob o nº 59.897/05-D, atua em assessoria e elaboração de projetos ambientais, com ênfase em resíduos. Atualmente, trabalha com Etnobiologia com ênfase na Etnobiologia urbana, além da Etnobotânica, Botânica Econômica e Etnoconhecimento.

Kelly Polyana Pereira Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI), Graduada em Ciências Biológicas (UFPI). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Jesualdo Cavalcanti Barros/ Corrente-PI, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Etnobiologia e Ciências Ambientais do Piauí. Atualmente integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Biologia (PROFBIO)/ UESPI. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Ambientais com ênfase em Educação Ambiental/ Etnobiologia Geral e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Artigos