REGISTROS DE NINHOS DE Furnarius rufus (AVES, FURNARIIDAE) CONSTRUÍDOS DIRETAMENTE SOBRE O SOLO EM TERRITÓRIO BRASILEIRO

Autores

  • Mateus Marques Pires PPG em Biologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil.
  • Luiz Liberato Costa Corrêa PPG EM AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v14i3.6993

Palavras-chave:

Nidificação, João-de-barro, Passeriformes, Sul do Brasil.

Resumo

Este estudo relata uma ocorrência de construção de ninho de joão-de-barro (Furnarius rufus, Passeriformes, Furnariidae) diretamente sobre o solo, durante a primavera de 2019 (outubro e novembro), no extremo sul do Brasil (Rio Grande do Sul). Ninhos não acabados e ninhos finalizados foram encontrados em solo exposto após a remoção da vegetação campestre. Durante o período de estudo, dois indivíduos adultos foram observados deixando um dos ninhos, que foram posteriormente destruídos pelas atividades agropastoris na região. Ninhos de joão-de-barro construídos diretamente no solo são considerados raros. Nossos resultados indicam a busca por local apropriado para nidificação por parte dos indivíduos monitorados, a despeito da intensa atividade antrópica na área de estudo.

Biografia do Autor

Mateus Marques Pires, PPG em Biologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil.

GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA, MESTRE EM BIODIVERSIDADE ANIMAL E DOUTOR EM BIOLOGIA.

Luiz Liberato Costa Corrêa, PPG EM AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO - UNIVATES

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MESTRE EM AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, DOUTORANDO EM BIOLOGIA. ATUALMENTE PESQUISADOR BOLSISTA PNPD/CAPES NO PPG EM AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO- UNIVATES. ATUA EM ESTUDOS E PESQUISAS COM FAUNA SILVESTRE.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Artigos