SAMAMBAIAS DO PARQUE ESTADUAL CÂNION DO RIO POTI, BURITI DOS MONTES, PIAUÃ
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v15i1.7050Palavras-chave:
Afloramentos Rochosos, Caatinga, Unidade de Conservação.Resumo
Essa pesquisa objetivou identificar as espécies de samambaias ocorrentes em afloramentos rochosos, no Parque Estadual Cânion do Rio Poti, Buriti dos Montes, Piauí, bem como o seu padrão de distribuição geográfica, os domínios fitogeográficos, o tipo de colonização nos substratos e as formas de vida das espécies. O material botânico foi coletado, herborizado e identificado seguindo a literatura usual especializada. A flora de samambaias do Parque Estadual Cânion do Rio Poti é composta por seis espécies, Adiantum deflectens Mart., Adiantum petiolatum Desv., Ceratopteris pteridoides (Hook.) Hieron., Ceratopteris thalictroides (L.) Brongn., Cheilanthes eriophora (Fée) Mett., distribuídas em duas famílias e quatro gêneros. A família Pteridaceae é a mais representativa (5 spp.), seguida de Salviniaceae (1 sp.). Dessas espécies, três (50%) têm distribuição nas américas, duas (33,3%) são Circum-Antártica e uma (16,7%) é da América do Sul. Além disso, duas espécies (33,4%) apresentam-se distribuídas de três a cinco domínios fitogeográfico e quatro (66,6%) em dois domínios. Cinco espécies (83.3%) são amplamente distribuídas nos Estados brasileiros (18-24) e uma (16,7%) apresenta moderada distribuição (4). Este estudo é a primeira listagem florística de samambaias para o parque, sendo uma importante contribuição do grupo para o domínio fitogeográfico da Caatinga, o Estado e o parque, que amplia sobre a ocorrência e a distribuição geográfica das espécies para o estado. Esses resultados não se dão por finalizado, sendo necessários novos estudos e levantamentos florísticos do grupo em outras fitofisionomias nas áreas de delimitação dentro e fora do parque para amostrar a real diversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.