INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA DECADAL NA DISPONIBILIDADE HÍDRICA E ENERGÉTICA DA USINA DE SOBRADINHO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v15i2.7147Palavras-chave:
Variabilidade Climática, Ciclo Hidrológico, Garantia no Abastecimento, ENA.Resumo
Objetiva-se com este estudo demonstrar as relações existentes entre o nexus clima-água-energia na usina Sobradinho, através da análise de fenômeno climático decadal bem como em simulações que auxiliam na Gestão dos Recursos Hídricos e no cálculo da Energia Hidrelétrica gerada. A metodologia consiste na análise das séries temporais de precipitação (1961-2016) e vazão (1931-2016), e a obtenção dos Espectros de Ondeletas Globais (Wavelets) das séries de anomalias de vazão e do índice climático Oscilação Multidecadal do Atlântico - OMA (1860-2016), almejando encontrar correlações entre ciclo hidrológico e variabilidades climáticas. Em seguida, foram obtidas as curvas de permanência da vazão natural em Sobradinho e a garantia no abastecimento em 90% do tempo (Q90), com base nas fases negativa (1965-1995) e positiva (1996-2016) da OMA. Também foram feitas simulações no software Sistema de Informação para Gerenciamento da Alocação de Água - SIGA, o qual possibilitou operar o sistema da Bacia do Rio São Francisco - BRSF onde Sobradinho está inserida, a fim de gerar dados simulados de vazão defluente e volume do reservatório (1965-2016) para o cálculo da Energia Natural Afluente - ENA. Os resultados demonstraram que há indícios de interferência do fenômeno climático OMA no ciclo hidrológico, com períodos decadais que oscilam, beneficiando (fase negativa da OMA) ou prejudicando (fase positiva da OMA) a Gestão Hídrica e a Geração Hidrelétrica em Sobradinho. No entanto, o período úmido da OMA se mostrou mais favorável à usina, pois a curva de permanência, a garantia Q90 assim como a Geração Hidrelétrica gerada nesse período se mostraram superiores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.