GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: O CASO DA FATEC ITAPETININGA

Autores

  • Jéssica de Moraes Pinto Valério Fatec Itapetininga Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende
  • Marcelo de Oliveira Pereira Fatec Itapetininga Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende
  • Vinícius Teixeira Gomes Fatec Itapetininga Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende
  • Frederico Guilherme de Souza Beghelli FATEC Itapetininga Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende http://orcid.org/0000-0002-7920-3083

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v15i2.7258

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Gravimetria, Sustentabilidade.

Resumo

Atualmente, a produção média mundial per capita de resíduos sólidos urbanos pode ser estimada em 1,2 kg/dia. Muitos desses resíduos não são biologicamente degradados e podem levar anos ou até séculos para serem decompostos. No Brasil, esse cenário pode ser agravado quando consideramos os baixos níveis de reciclagem e reaproveitamento. O presente trabalho descreve o caso da FATEC Itapetininga, SP, como ponto de partida para contribuir com a discussão sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos (GRS) em instituições de ensino. Nosso objetivo foi caracterizar resíduos gerados, identificar fatores culturais e comportamentais relevantes e contribuir para o desenvolvimento e implementação de um plano de GRS nessa instituição. Os resíduos sólidos foram caracterizados com relação à produção e composição gravimétrica. Variáveis comportamentais e de gestão foram levantadas por meio de entrevistas e questionários. Os resultados indicam uma geração anual de, aproximadamente, 11 toneladas de resíduos sólidos não perigosos na unidade. Destes, a maior parte foi constituída por rejeitos (57%) seguidos pela fração orgânica (24%). Os resíduos recicláveis compuseram 19% do total sendo papel e papelão seus principais constituintes. Com relação aos questionários, observou-se que a maioria dos entrevistados soube diferenciar rejeitos de resíduos, o que indica consciência da possibilidade de reutilização ou reciclagem de parte do material. Porém, os conhecimentos sobre legislação e destinação final dada pelos municípios são limitados.

Biografia do Autor

Frederico Guilherme de Souza Beghelli, FATEC Itapetininga Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende

Atualmente, professor de ensino superior pelo Centro Paula Souza com sede na FATEC de Itapetininga. Responsável pelas disciplinas de Poluição Ambiental II; Gerenciamento de Resíduos; Monitoramento da Qualidade Ambiental e Auditoria Ambiental junto ao Curso de Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental. Possui doutorado em Ciências Ambientais pelo ICT-UNESP de Sorocaba, mestrado em Diversidade Biológica e Conservação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba e graduação em licenciatura e bacharelado pela mesma universidade, campus São Carlos. .

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos