OCORRÊNCIA DE ESPÉCIES CORTICÍCOLAS DE Parmotrema A.MASSAL. (PARMELIACEAE; ASCOMYCOTA LIQUENIZADOS) EM VEGETAÇÃO DE CERRADO NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v15i1.7374Palavras-chave:
Liquens, Parmeliaceae, Taxonomia, Cerrado.Resumo
Parmotrema A.Massal é o maior gênero da família Parmeliaceae, um dos maiores grupos de fungos liquenizados foliosos do mundo. O gênero é caracterizado pelos lobos largos e arredondados, máculas pouco aparentes, ocorrência constante de cílios marginais e formação de isídios. Devido ao crescente processo de ameaça ao bioma Cerrado e à escassez de informações taxonômicas de liquens foliosos na região, o objetivo do trabalho é ampliar o conhecimento do gênero para o estado do Maranhão. Uma chave de identificação é apresentada, bem como descrições, comentários e ilustração das espécies amostradas para o gênero. Coletas foram realizadas em vegetação de Cerrado em São João do Paraíso, MA, Brasil. Cinco novas ocorrências foram registradas para o estado, sendo elas: Parmotrema gardneri, P. latissimum, P. praesorediosum, P. spinibarbe e P. tinctorum, todas corticícolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.