OCORRÊNCIA DE ESPÉCIES CORTICÍCOLAS DE Parmotrema A.MASSAL. (PARMELIACEAE; ASCOMYCOTA LIQUENIZADOS) EM VEGETAÇÃO DE CERRADO NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL

Autores

  • Jayane Sousa Santos Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Iane Paula Rego Cunha Dias Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Ingrety Lorrana Alves da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Gildean Macedo do Nascimento Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v15i1.7374

Palavras-chave:

Liquens, Parmeliaceae, Taxonomia, Cerrado.

Resumo

Parmotrema A.Massal é o maior gênero da família Parmeliaceae, um dos maiores grupos de fungos liquenizados foliosos do mundo. O gênero é caracterizado pelos lobos largos e arredondados, máculas pouco aparentes, ocorrência constante de cílios marginais e formação de isídios. Devido ao crescente processo de ameaça ao bioma Cerrado e à escassez de informações taxonômicas de liquens foliosos na região, o objetivo do trabalho é ampliar o conhecimento do gênero para o estado do Maranhão. Uma chave de identificação é apresentada, bem como descrições, comentários e ilustração das espécies amostradas para o gênero. Coletas foram realizadas em vegetação de Cerrado em São João do Paraíso, MA, Brasil. Cinco novas ocorrências foram registradas para o estado, sendo elas: Parmotrema gardneri, P. latissimum, P. praesorediosum, P. spinibarbe e P. tinctorum, todas corticícolas. 

Biografia do Autor

Jayane Sousa Santos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista de Iniciação Cientifica/FAPEMA

Iane Paula Rego Cunha Dias, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

 

Graduada em Ciências (Habilitação em Biologia) pela Universidade Estadual do Maranhão (2004), Mestre em Ciências Biológicas-Botânica pela Universidade Paulista-Botucatu (2007) e Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL. Faz parte do Grupo Brasileiro e Latino Americano de Liquenologia e do Grupo de pesquisa em Biodiversidade da Região Tocantina da Universidade Estadual do Maranhão. Trabalha com identificação de criptogamas nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará. Tem experiência na área de taxonomia de fungos liquenizados, e Prática de Ensino de Ciências e Biologia.

Ingrety Lorrana Alves da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Atualmente é aluna de graduação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), no curso de Ciências Biológicas, Campus de Imperatriz - MA. Possui experiência na área de Educação Ambiental e realiza pesquisas com fungos liquenizados.

Gildean Macedo do Nascimento, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui ensino médio (2° grau) pelo Centro de Ensino Henrique de La Roque. Atualmente é Acadêmico de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Tem experiência na área de Biologia Geral com ênfase em Botânica

Downloads

Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos